NOTÍCIAS

Santuário Nacional de Cristo Rei

O Santuário Nacional de Cristo Rei (ou, simplesmente, Cristo Rei) é um santuário e monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus localizado na freguesia do Pragal, no concelho de Almada, na Área Metropolitana de Lisboa em Po

Situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo, sendo constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa. O pedestal, incluindo o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura. O monumento a Cristo Rei constitui a maior atracção turística do concelho de Almada, a seguir às famosas praias da Costa da Caparica.

Este monumento é o melhor miradouro com vista para a cidade de Lisboa, oferecendo uma ampla vista sobre a capital e sobre a Ponte 25 de Abril. Em numerosas reportagens turísticas sobre Lisboa surge o santuário e monumento a Cristo Rei, ex-líbris de Almada.

É uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura.

NOTA:

Além deste Cristo Rei, existe um outro de menores dimensões, na vila de Oleiros, distrito de Castelo Branco. Situa-se na colina do Alto das Sesmarias, tem 15 metros de altura e pesa mais de 10 toneladas.

A escultura foi esculpida em granito na oficina do mestre Américo Viage Lima, no Portal do Ribeiro, Alfena, Ermesinde, arredores do Porto. Idealizada no ano 2000 para assinalar a entrada no novo milénio. Na opinião do escultor, "é uma síntese idealizada entre o Cristo Rei de Almada, na margem Sul do Tejo, e o Corcovado, do Rio de Janeiro".

O monumento situa-se virado para a vila, no cimo de uma capelinha em forma de cubo, com capacidade para 30 mil pessoas com uma das fachadas em vidro, e permite marcar um momento importante da história da terra e do povo do concelho, como foi a entrada no segundo milénio".

JAN 17

Publicada por Top House