NOTÍCIAS

Corte de juros ajuda famílias a poupar 270 euros com a casa

O BCE deve hoje baixar os juros para mínimos históricos, o que vai ajudar a poupar no crédito à habitação.

O corte das taxas de juro para um novo mínimo histórico vai ajudar as famílias portuguesas a poupar, só este ano, mais de 270 euros na prestação da casa, face aos encargos suportados o ano passado.

De acordo com a expectativa da maior parte dos economistas, o Banco Central Europeu deverá cortar a taxa directora em 25 pontos base, para 0,75%. As taxas Euribor, que servem de referência para o cálculo da prestação do crédito à habitação, já estão a reflectir esta descida. Ainda ontem a Euribor a seis meses atingiu um novo mínimo histórico (0,923%).

Para as famílias há boas notícias à vista. Os dados dos ?forward rate agreements´ (FRA) - um tipo de contratos de futuros negociados sobre a Euribor a três meses - permitem antever novas descidas na prestação da casa. Quem, por exemplo, tiver um crédito à habitação no valor de 100 mil euros a pagar em 30 anos, indexado à Euribor a três meses e com um ?spread´ de 2% e revir a prestação da casa em Outubro irá sentir uma queda de 3,5 euros dos encargos mensais da casa (tendo em conta os dados dos FRA). Contas feitas, esta família irá poupar mais de 270 euros em 2012, face aos encargos totais pagos com o crédito da casa em 2011 (ver caixas). Os contratos de futuro sobre a Euribor permitem antever mais quedas deste indexante até ao início de 2013. Ainda assim, serão quedas de muito menor amplitude.

Publicada por Veigas Caldas